Dia do “Índio”

Amanhã, dia 20 de abril de 2019 completa 22 anos da morte do Cacique Galdino Pataxó, que foi queimado vivo por estudantes na cidade de Brasília enquanto descansava em um ponto de ônibus no ano de 1997. Em uma viagem de luta por conquista de direitos para o seu povo, o cacique teve 95% de seu corpo queimado por Max Rogério Alves, Tomás Oliveira de Almeida, Antônio Novél Vilanova e Eron Chaves de Oliveira que 4 ANOS APÓS O OCORRIDO foram condenados a 18 anos de prisão e ficaram apenas 2 ANOS E MEIO presos.
Após 22 anos desta barbárie estamos vendo nossos caciques, lideranças e anciões sendo assassinados, agredidos, perseguidos e ameaçados em todo o Brasil. Enquanto a grande mídia, o poder judiciário e milhões de brasileiros fecham os olhos para todos os ataques que sofremos fora e dentro das comunidades tradicionais. O que seria mais importante do que a preservação dos nossos povos tradicionais? Povo este que preserva nossa biodiversidade, fauna e flora.
Hoje, “dia do índio” é o dia em que os fascistas desfaçados de patriotas fazem piada e ridiculariza nossa luta. É muito fácil fazer piada da cultura indígena nas redes sociais, apoiar candidatos neofascistas que atacam os povos indígenas o tempo todo, é muito fácil colocar um cocar na cabeça e ir pular o carnaval, porém é essas coisas fáceis que estão contribuindo para o genocídio dos nossos povos Brasil a fora. 
A história dos povos indígenas é composta de muita luta, sangue e lágrimas que foram derramadas durante quinhentos e dezenove anos pelo direito a vida, para garantir a subsistência do sistema sociocultural próprio dos nossos povos, pelo direito a nossas crianças viverem nossa cultura, pela defesa das nossas florestas e rios. Esse dia do índio é mais um dia de reafirmação de nossa luta, de saldar os parentes que dedicaram a vida à defesa dos nossos povos, é o dia de luta e de luto. É o dia de, com a benção de Txopay, gritarmos DEMARCAÇÃO JÁ. Por isso grite, cante e salde nossos Xohãp (guerreiros).

Texto: João de Queiroz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close